Proposta Pedagógica

Nossa pedagogia está embasada na concepção sócio interacionista, nos pressupostos de Jean Piaget e L. S. Vygotsky. Ou seja, trabalhamos com a construção do conhecimento através do processamento da informação, buscando relações entre pensamento e experiência, entre conhecimento cotidiano e científico, propiciando a interação da criança com si mesma e com os outros.

Aqui a criança adquire autonomia intelectual e moral. O professor atua como mediador, suporte e apoio, e não apenas como produto do processo educativo. As atividades da escola são desafiadoras e estimulantes, fazendo com que a criança observe, experimente, levante hipóteses e argumente a partir de experiências sociais. Ela se torna o agente de sua própria história, consciente e participativa.

Dessa forma, formamos indivíduos autônomos, capazes de atuarem e transformarem diferentes contextos sociais e culturais.

Valorizamos o brincar no nosso dia a dia. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções. Através do jogo, a criança compreende o mundo a sua volta, aprende regras e testa habilidades físicas como correr, pular, aprende a ganhar e a perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.